Estudar sobre arte é um assunto extenso com diversos materiais diferentes para serem aprofundados pelo leitor mas lembrando que o gosto é de cada um.
Aqui vou sintetizar de forma ampla sobre materiais de interesse para quem deseja conhecer os campos, conceitos e algumas biografias de famosos na qual lendo pode-se ajudar a formar outros conceitos sobre o local onde se enquadrou e quem foram suas companhias em seus processos criativos.
Também temos a parte mercadológica para poder ampliar a compreensão e motivos de valores tão altos no mercado contemporâneo.
Este post estará dividido em três partes sendo: Arte, Biografias e Mercado(todos em ordem cronológica ao seus respectivos períodos).
Compreender a palavra Arte por si só faz referências há muitas coisas além de pintura e música. Para poder sintetizar de forma mais ampla nossa recomendação é o livro:
O filósofo Walter Benjamin analisa como a fotografia e o cinema podem mudar a distribuição e réplicas de obras de arte, retirando em parte sua aura e a experiência da contemplação do “aqui e agora”. O texto publicado em 1936 até hoje pode ser discutido na era da world wide web.
Um dos mais completos materiais sobre história da arte tratando desde os primórdios até o movimento modernista. Se tornou leitura obrigatórias em várias academias, parte por sua precisão e forma de abordagem.
A autora busca uma forma simples e direta de poder sintetizar diversos meios artísticos(dos clássicos com ênfase nos mais modernos), vindo da sua concepção do que é Cultura até aos Meio Digitais passando por questionamentos sobre mulheres na arte e abrangendo bastante do campo filosófico.
Falando de artistas individuais, suas biografias podem conter materiais riquíssimos, mesmo que não tenha afinidade por tal artista ele pode ter tido alguma por algum que faça seu gosto e fez parte do molde de sua carreira. Em ordem cronológica:
Giorgio Vasari se tornou um biógrafo conceituado principalmente durante a renascença Italiana por ter convivido com diversos artistas que hoje são denominado The Old Masters. Seus livros conseguem sintetizar como era a vida deles e trazer a tona a imaginação do seu próprio espaço e tempo fazendo o leitor se sentir íntimo a sua produção e obra.
Além da história controversa do artista como conhecemos poderemos também analisar a historia do seu inicio e quem eram suas influências como Braque(ao cubismo), Guillaume Apollinaire(crítica de arte), Max Jacob, Carles Casagemas, sua relação com Gertrude Stein e seu marchand Kahnweiler.
Digamos que o autor foi o próprio Andy Warhol na época que Pat Hackett trabalha para o artista. O livro é uma transcrição pós-mortem do artista mostrando de forma visceral como era Nova Iorque dos anos 70(76 até 87 ano de sua morte) nas loucuras da inovação e experimentação artística. No livro podemos analisar tópicos interessantes do cotidiano e sua relação direta com celebridade, clientes e mercado.
Além da arte trazer sua conceitualidade, o mercado é algo que foi sendo moldado por indivíduos com interesse nesse campo(sendo artistas ou não). E assim gerando um mercado e um dos mais antigos do mundo. A recomendação para começar a compreender arte e mercado é:
No livro podemos começar a compreender o mercado multinível e vemos também como a arte contemporânea pode chegar a valores extravagantes através no seu nivelamento e a evolução mercadológica do consumo através do e-commerce. O livro não trata diretamente sobre artistas mas usa-os como um exemplo de onde você está até onde poderá chegar. Está recheado de dicas e uma leitura riquíssima que pode ajudar a analisar precificação e futuras aquisições.
Neste livro podemos ver como uma boa estratégia marketing cultural pode beneficiar a sociedade e ao(s) artista(s) envolvido(s). São apresentados exemplos de estrutura e organização de projetos culturais como um Framework para uma produção de sucesso. Desde sua conceitualidade, captação de recursos, execução e sucesso(ou não), utilizando a Lei Rouanet(vigente no brasil).
Cadastre seu e-mail e receba novidades mensais da Binaria diretamente por e-mail!